terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cante do Alentejo

Vidigueira - Um serão dedicado ao cante alentejano

O final de tarde de 26 de Novembro promete levar à Vidigueira sonoridades alentejanas. Isto na semana em que a UNESCO vota em Paris a elevação do Cante a Património da Humanidade. Aos grupos corais que prometem cantar noite dentro, vai juntar-se uma prova do vinho novo e um magusto.

 | terça-feira, 25 de Novembro de 2014

No dia 26 de Novembro, o Comité Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anuncia a decisão face à candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

No Alentejo aguarda-se a decisão com expectativa e no Mercado Municipal de Vidigueira vai ouvir-se, a partir das 18h00, a expressão musical alentejana que pode ser reconhecida pela UNESCO.

Na iniciativa «Vidigueira apoia o Cante Alentejano» vão actuar grupos corais e instrumentais do concelho, como o Grupo Coral «Os Vindimadores», Improvisos do Sul, Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Grupo de Cante Alentejano da Escola de Música da Câmara Municipal de Vidigueira, Grupo Musical «Sol do Guadiana» e Grupo Coral e Instrumental «Vilafradense».

O serão nesta vila do Baixo Alentejo vai ainda fazer-se com prova do vinho novo e um tradicional magusto. 





domingo, 16 de novembro de 2014

Evocação de António Telmo em Estremoz

António Telmo, filósofo, escritor e professor, figura cimeira da Cultura e da Filosofia Portuguesa foi evocado numa sessão que decorreu no passado dia 14 de Novembro, no Auditório da Escola Secundária da Rainha Santa Isabel, em Estremoz. Tratou-se de uma iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar Almeida Garrett e do Projecto António Telmo. Vida e Obra.
A sessão teve início a meio da manhã, perante um anfiteatro literalmente cheio, no qual se verificava não só a presença de alunos e professores da Escola, como também de familiares, amigos e alunos de António Telmo.
A abertura do evento coube a José Salema, Director da Escola, que foi aluno de António Telmo e justificou a iniciativa. Seguiu-se a intervenção de Cláudia Marçal, Directora da Biblioteca Escolar, a qual apresentou também os oradores, ambos estudiosos da obra de António Telmo e com trabalhos publicados no âmbito da Filosofia Portuguesa. Seguidamente, Pedro Martins fez a “Evocação de António Telmo” e Elísio Gala a apresentação do livro “Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo”, que a editora Licorne lançou no passado mês de Outubro, em estreita parceria com o Projecto António Telmo. Vida e Obra. O volume, com transcrição, organização, notas e comentários de João Ferreira, Pedro Martins e Rui Lopo, é prefaciado por António Cândido Franco e conta com a colaboração especial de  Maria Antónia Vitorino, Amon Pinho Davi, António Cândido Franco, Armando Carmelo e Romana Valente Pinho.
No final da sessão foi descerrado na Biblioteca da Escola, um retrato de António Telmo, que ficará a assinalar a sua passagem por aquele estabelecimento de ensino, então Escola Industrial e Comercial de Estremoz, em meados dos anos 60, imediatamente antes de partir para o Brasil, onde se juntou a Eudoro de Sousa e Agostinho da Silva, na Universidade de Brasília.
Na Biblioteca da Escola está patente ao público uma exposição bibliográfica de António Telmo.  

Hernâni Matos

Da esquerda para a direita: Elísio Gala, José Salema, Pedro Martins e Cáudia Marçal. 
Um aspecto da assistência. 
 Pedro Martins no uso da palavra. 
A intervenção de Elísio Gala. 
Exposição bibliográfica de António Telmo na Biblioteca da Escola.  

José Salema (Director da Escola) e Maria Antónia Vitorino (viúva do homenageado) no acto de
descerramento do retrato.
O retrato que ficou a assinalar a passagem de António Telmo pela Escola.
 Pedro Martins autografando o livro "Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo".