quarta-feira, 29 de outubro de 2014

De Profundis



O ano é 1900 .Um indigente percorre as ruas da Cidade Luz, o sonho de todos…Paris .O semblante alegre dos transeuntes contrasta com a tristeza desse homem em farrapos. Ele esta sujo e maltrapilho, mas suas feições guardam uma estranha nobreza.Um viciado em absinto, a bebida dos artistas.O efeito alucinógino da bebida talvez mascare a dor e o sofrimento que lhe passam  pela alma. Mas ele sabe que a máscara é só para si. Aos olhos de quem passa ele é apenas um bêbado.
Um bêbado com um passado. No presente , apenas um ex-presidiário que sonha voltar aos dias de glamour. Não consegue.

Com os trocados que possui, suas noites são passadas em pensões e hospedagens de uma noite.
E foi assim, que numa dessas noites, num hotel barato, o bêbado conhecido como Sebastian Melmoth morre. Não chegou a ver o Natal. Era 30 de Novembro.
Essa seria apenas mais uma história de mais um bêbado, de mais um homem com um nome qualquer.
Mas não é . Na  época esse homem carregava o escândalo consigo .Atrás dos andrajos de Sebastian estava Oscar Wilde .

Condenado a dois anos de trabalhos forçados por sua conduta libidinosa ,o escritor que foi abandonado por sua mulher Constanze Lloyd foi proibido de qualquer contato com os filhos.
A paixão pelo jovem Lord Alfred Douglas foi sua ruína.
Para não carregarem a sombra da difamação , mulher e filhos mudaram de nomes e foram viver na Suíça .Não eram mais a família Wilde. Respondiam pelo sobrenome Holland .

Nos anos de prisão , enquanto sua saúde debilitava, escreveu a “ Balada do Cárcere de Reading” que o mundo conheceu como “ De Profundis”. Na verdade, uma carta de amor endereçada a Lord Alfred .
Num dos trechos da carta Oscar Wilde escreve:

 Por detrás da alegria e do riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas por detrás do sofrimento, há sempre sofrimento. Ao contrário do prazer, a dor não usa máscara.” (Behind joy and laughter there may be a temperament, coarse, hard and callous. But behind sorrow there is always sorrow. Pain, unlike pleasure, wears no mask).
De Profundis é uma longa carta de oitenta páginas, escritas uma por dia .Ao preencher uma página , esta lhe era tirada e lhe davam uma nova em branco.
É surpreendente a maneira como deu uma continuidade lógica a esse sentimento.
O sofrimento de que fala deu-lhe uma nova visão da beleza e da arte .O escritor que pretendeu esconder num quadro a face realista da vida, preferindo o gozo à dor, sentia-se agora responsável pela ruína de sua vida.

Ele inicia a carta com essa confissão :
“É preciso que eu diga a mim mesmo que fui o único responsável pela minha ruína e que ninguém , seja ele grande ou pequeno,pode ser arruinado excepto pelas próprias mãos.Estou pronto a afirmá-lo. Tento fazê-lo ,embora eles possam não concordar comigo nesse momento.
Essa impiedosa acusação eu a faço sem piedade contra mim mesmo.Terrível foi,sem dúvida, o que o mundo fêz comigo,mais terrível ainda foi o que fiz contra mim mesmo.”
Ainda assim , defendeu até a morte a idéia de que o amor perfeito residia no afecto entre pessoas do mesmo sexo.

Seus filhos cresceram sem saber a verdade e só adolescentes tomaram conhecimento dos factos.Foram ensinados desde crianças a assinarem seus novos nomes sem jamais deixarem escapar suas verdadeiras identidades.O filho mais velho Cyril descobriu a verdade mas não quis contar ao irmão mais novo.Sua mãe insistia que o pai havia morrido e que sua obra literária não era importante.

Cyril Holland , o filho mais velho morreu em combate durante a primeira guerra mundial.
Mas, a mudança de nomes não isentou a família de tragédias.Em 1898 , a mãe Constanze sofre uma queda e vem a falecer.Os meninos ficam órfãos e acabam separados. Cyril é levado para o Mónaco e Vivian segue para a Inglaterra.

Em 1900 Vivian tinha 14 anos, e foi comunicado da morte de um pai que julgava morto há muito tempo.Sem a mãe, os garotos não eram bem vistos pela família , pois apesar de inocentes carregavam uma herança que lhes era imposta por uma sociedade que em muito vivia de aparências .

Morto Cyril, Vivian soube superar todos esses traumas. Formou-se, trabalhou como tradutor, editor e fêz o que ninguém tinha coragem:Resgatou a memória, a imagem e o génio literário do pai, traduzindo seus trabalhos e editando-os em vários idiomas.
Vivian dedicou-se a escrever sua história e com isso alçou a imagem e o valor de Oscar Wilde ao lugar que merece.O livro intitula-se “Filho de Oscar Wilde”. O filho de Vivian, neto de Oscar Wilde também se tornou um escritor, mas jamais voltaram a usar o sobrenome Wilde.

Merlin Holland é escritor e editor e pesquisou a vida do avô durante trinta anos.A ele devemos a verdadeira história e a divulgação dos processos que arruinaram a vida de Oscar Wilde.
Ele nos deixou a crítica de uma sociedade hipócrita, a ironia, o sarcasmo , a vaidade humana, vícios e virtudes num único volume. Mas, deixou-nos sobretudo  pensamentos profundos e verdadeiros, que à sua época poucas pessoas teriam coragem de confessar :
Não existem boas influências. Todas as influencias são imorais, imorais de um ponto de vista científico. Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O individuo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o actor de um papel que não foi escrito para ele. O objectivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo. Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias. Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmo. É verdade que são caridosas. Alimentam os esfomeados e vestem os pobres. Mas as suas próprias almas morrem de fome e estão nuas. A coragem desapareceu da nossa raça e se calhar nunca a tivemos realmente. O temor à sociedade, que é a base da moral, e o temor a Deus, que é o segredo da religião, são duas coisas que nos governam. E todavia, acredito que se um homem vivesse a sua vida plenamente, desse forma a cada sentimento, expressão e cada pensamento, realidade a cada sonho, acredito que o mundo beneficiaria de um novo impulso de energia tão intenso que esqueceríamos tudo o que de podre poluiu humanidade. “

1 comentário:

  1. Muito boa essa postagem sobre Oscar Wilde. Eu não conhecia os fatos relacionados a sua familia... Que bom que esse neto resgatou a obra literária desse homem fantástico que foi Wilde... Punido por uma sociedade hipócrita... o mais terrível é quando constatamos que esse ranço preconceituoso perdura nos dias atuais com dimensões ainda maiores e mais violentas.
    Parabéns! Grande abraço!
    Elaine

    ResponderEliminar