quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Shaykh Hassan - Dyck mestre sufi

Durante os seus estudos de música clássica em Berlim (1966-1971) Shaykh Hassan Dyck descobriu o seu interesse pela música tradicional indiana. Tendo encontrado um emprego como professor de música europeia na Índia, estudou com Ustad Vilayat Khan e deu concertos com a Orquestra Sinfónica de Delhi.

O seu interesse na espiritualidade e na música levou-o também a viajar pelo mundo árabe durante muitos anos, estabelecendo-se por um longo período de tempo em Damasco. Os resultados dessas experiências espirituais e musicais são composições de música étnica que ecoam a maneira própria de cada buscador espiritual.

Os seus concertos são, muitas vezes, acompanhados por um grupo de dervixes rodopiantes.
Peter Hassan Dyck também é um excelente cantor de contos Sufis, que convida o ouvinte para uma viajem no mundo mágico das histórias tradicionais do misticismo Sufi.


A música flui do coração do mestre Sufi para despertar o desejo do Amor Divino. As histórias sufis são anedotas e episódios muito simples e, às vezes, aparentemente contraditórias. Elas contêm uma profunda sabedoria espiritual, que conduz o ouvinte para o reconhecimento das suas necessidades básicas. Uma boa dose de humor do mestre Sufi também é, muitas vezes, a chave para o desenvolvimento espiritual dos participantes ao encontro.

Durante os seus encontros, Shaykh Hassan Dyck oferece contos de tradição Sufi do Médio Oriente, intercaladas com momentos de música tocada ao vivo. O ritmo das histórias, simples e profundas, o sentido de humor de Shaykh Hassan e a sua música são os ingredientes ideais para encontrar o "tom certo".


Sem comentários:

Enviar um comentário