domingo, 24 de março de 2013

Et in Arcadia ego

                        
 Esta pintura  (1637) descreve três pastores e uma pastora a lerem a inscrição: Et in Arcadia Ego. Desta vez, o ambiente é tranquilo e "pastoral".

                                               Os Pastores da Arcádia de Nicolas Poussin (1637)



  O poeta Jacopo Sannazaro, nascido em 1458 em Nápoles, e autor do trabalho pastoral "Arcadia"  é considerado por muitos críticos de arte como a fonte  na qual Nicolas Poussin encontrou sua inspiração para a sua segunda pintura dos Pastores da Arcádia.
No seu poema épico "Arcadia", ele escreve acerca de um túmulo construído por Meliseu para sua amada Filla.
  Esta secção do poema é uma reminiscência do lamento de Fílis,  que tinha casado com Demofonte após seu retorno da guerra de Tróia. Quando ele deixoulis para ajudar seu pai, sua irmã deu-lhe um caixão com o sacramento da Reia. O túmulo era apenas para ser aberto se ele fosse incapaz de voltar. Reia é a mãe dos deuses e mais tarde foi fortemente associada com Cibele (deusa mãe) e com Gaia (Terra Deusa). Na Arcádia, ela está ligada a vários rios, onde tomava banho, depois de dar à luz a Zeus.
   Seus principais centros de culto eram em Arcádia e Creta. Seu nome significa fluxo e facilidade; ela representa o fluxo eterno do tempo e sua (re)generação. (O tempo era medido em eras, o ciclo acontecia quando a cada 2150 anos o sol "morria" e, em seguida, subia uma vez mais numa nova constelação.)
  Próximo à nascente do rio Alfeu existe um templo dedicado a Reia.
  Na canção 12 dos pastores da "Arcádia" de Sannazaro, uma história se conta de dois pastores, Barcinio e Summonzio, que lamentam a história trágica de seu amigo Meliseu, o qual lamenta a perda de sua amada Filla, que morreu nas proximidades. Summonzio diz que Meliseu tinha gravado seu nome em pedras incontáveis ​​na mata e, finalmente, constrói uma tumba para sua amada.
Barcinio recita de memória um verso:
 «Eu vou fazer o teu túmulo famoso e renomado entre o povo rústico.
  Pastores virão das colinas da Toscana e Ligúria adorar este canto do mundo apenas porque tu moraste aqui uma vez.
  E eles deverão ler no belo monumento quadrado a inscrição que arrepia meu coração em todas as horas, que me faz sufocar de tanta tristeza em meu peito »
 «Ela que sempre se mostrou tão arrogante e ríspida para Meliseo agora está enterrada, mansa e humilde, nesta pedra fria».
  A personagem do poema, Sincero, deixou Nápoles para alimentar em Arcádia sua intensa dor de um amor decepcionado, apenas para ser assombrado pelos contos melancólicos dos pastores. Depois de ter tido um pesadelo, voltou por meio de um túnel para Nápoles (túmulo de Virgílio)? ao descobrir que sua amada havia morrido.
 Na vida real, isso tinha acontecido com Sannazaro quando voltou para Nápoles para emendar um rompimento com sua amada, apenas para descobrir que durante a sua ausência ela tinha morrido.
Et in Arcadia Ego: Mesmo na Arcádia eu existo.


                                                          Guercino, Et in arcadia ego
  A leitura da inscrição em todas as três pinturas dos pastores e os efeitos que tem sobre eles, implica que algo de grande magnitude ocorreu. Na pintura da obra de Guercino e na primeira obra de Poussin sobre o assunto, os pastores parecem "ansiosos e melancólicos".
No outro mais recente trabalho de Poussin o clima mudou, passado é o ar de contemplação melancólica. Em essência, os pastores "caíram" do Paraíso, algo comparável ao comer da maçã por Eva no Éden.
 O pecado original causado por seu frívolo desprezo da ordem de Deus, consolida o papel de segundo lugar da mulher nas sociedades judaico-cristãs-islâmicas.

  Na segunda pintura de Poussin dos Pastores da Arcádia, a leitura da inscrição é recebida com grande interesse, quase como um presente. ... ...”Sangue do Eden “....
  A mensagem central da pintura é que homens e mulheres estão ombro a ombro no mundo como iguais, capazes de experimentar o amor, a alegria, a angústia, a morte e o ódio; livres para perseguir a busca do conhecimento ........ humanidade consciente da sua própria mortalidade e responsável de seu próprio destino.
  O dom maldito de conhecimento no Éden; parece bem-vindo na Arcadia.




  Para explorar as ideias que estão ligadas ao tema "Rennes le Chateau e os Pastores da Arcádia", ver:


Sem comentários:

Enviar um comentário