terça-feira, 9 de abril de 2013

Camilo Pessanha

                                                                                           Edição acabada de sair de Daniel Pires
 
SONETOS
 
Floriram por engano as rosas bravas
No inverno: veio o vento desfolhá-las...
Em que cismas, meu bem? Porque me calas
As vozes com que há pouco me enganavas?

Castelos doidos! Tão cedo caístes!...
Onde vamos, alheio o pensamento,
De mãos dadas? Teus olhos, que um momento
Perscrutaram nos meus, como vão tristes!

E sobre nós cai nupcial a neve,
Surda, em triunfo, pétalas, de leve
Juncando o chão, na acrópole de gelos...

Em redor do teu vulto é como um véu!
Quem as esparze - quanta flor! - do céu,
Sobre nós dois, sobre os nossos cabelos?

                                                                                         Imagens que passais pela retina
                                                                                         Dos meus olhos, porque não vos fixais?
                                                                                         Que passais como a água cristalina
                                                                                         Por uma fonte para nunca mais!...

                                                                                         Ou para o lago escuro onde termina
                                                                                         Vosso curso, silente de juncais,
                                                                                         E o vago medo angustioso domina,
                                                                                         - Porque ides sem mim, não me levais?
                                                                                        
                                                                                         Sem vós o que são os meus olhos abertos?
                                                                                         - O espelho inútil, meus olhos pagãos!
                                                                                         Aridez de sucessivos desertos...

                                                                                         Fica sequer, sombra das minhas mãos,
                                                                                         Flexão casual de meus dedos incertos,
                                                                                         - Estranha sombra em movimentos vãos.



1 comentário: