terça-feira, 19 de março de 2013

19 de Março - Dia do Pai e de S. José

O Sonho de José
                                                                                          Evangelho segundo S. Mateus 1,18-24.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo.
José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente.
Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.»
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.
Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.
 
 Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Efrém (c. 306-373), diácono da Síria, doutor da Igreja
Hino para a Natividade
 
«José, filho de David, não temas»
José beijava
O Filho do Pai celeste
Como recém-nascido,
E servia-O como seu Deus.
Comprazia-se n’Ele
Como na própria bondade;
E reverenciava-O,
A Ele que era o justo por excelência (Mt 1,19).
Grande foi a sua perplexidade!
«Donde me foi dado,
Sendo Tu o Filho do Altíssimo,
Ter em Ti um filho?
Irritei-me com a Tua mãe,
E pensei em rejeitá-la.
Não sabia
Que Ela trazia no seio um grande tesouro,
Que, na minha pobreza,
Me tornava subitamente rico.
«O rei David
Surgiu entre os meus antepassados
E cingiu a coroa.
Como é grande o despojamento
A que cheguei!
Em vez de rei sou operário;
Mas adveio-me uma coroa
Pois no meu coração repousa
O Senhor de todas as coroas».
 

Sem comentários:

Enviar um comentário